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PÓS-GRADUAÇÃO
Abordagem Integral no Autismo e TDAH

Transforme-se num profissional especializado e referência em Autismo e TDAH

Inédita no Brasil, a primeira Pós-Graduação que ensina a identificar e tratar as comorbidades do autismo que geram sintomas neurológicos, a entender os impactos da epigenética e tudo sobre a relação do Autismo e TDAH com os sistemas gastrointestinal, imunológico, hormonal e neurológico.  Sob a coordenação da Dra Tielle Machado e da nutricionista Gabriele Correa, ambas trazendo suas experiências clínicas com mais de 4 mil atendimentos exclusivos à pacientes autistas e com os melhores professores médicos e nutricionistas especialistas, esta pós traz o que há de mais novo e científico sobre a abordagem INTEGRAL no autismo e TDAH.

RECONHECIDA PELO MEC

12 MESES (420 HORAS)

100% ONLINE

TIME DE PROFESSORES

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Veja alguns dos temas abordados:

  • MÓDULO 1 - Base científica, Bioquímica e Fisiopatologia do autismo"
    Visão ampliada do Diagnóstico de Autismo A história do diagnóstico do autismo até os dias de hoje, como fazer o diagnóstico precoce o o que é intervenção precoce. Ferramentas de Diagnóstico, o uso da DSM-V, CID-10 e CID-11. Fatores de risco para o autismo. Diagnóstico de autismo em crianças, adolescentes e adultos. Fisiologia, Bioquímica e as causas do Autismo Sinais e sintomas precoces de autismo, sinais de alerta, os primeiros 1100 dias mais importantes na saúde infantil. Biologia celular, bioquímica e a fisiopatologia do autismo. Genética, epigenética, fatores ambientais, polimorfismos genéticos como MTHFR, MTR, MTRR, CBS, COMT, MAO, VDR, SUOX, estresse oxidativo e processo inflamatório crônico, permeabilidade intestinal, neurotoxicidade x neuroplasticidade. Comorbidades no Autismo Entendendo as comorbidades presentes no autismo com repercussões neurológicos: distúrbios no trato gastrointestinal, esofagite eosinofílica, seletividade alimentar, SIBO, disbiose e doença inflamatória intestinal. Disfunção mitocondrial, distúrbios imunológicos, alergias e sensibilidades alimentares, distúrbios endócrinos, sensoriais e musculoesquelético, doenças infecto-parasitárias e as repercussões na sintomatologia do autismo: ansiedade, transtorno obsessivo compulsivo, depressão, insônia, epilepsia, TDAH, agressividade e auto-agressão
  • MÓDULO 2 - Exames Laboratoriais e Perfis de Autismo
    Plano de Investigação e Diagnóstico Diferencial Direcionando a base de tratamento e evitando erros de conduta através da investigação para doença celíaca, encefalite autoimune, PANS, PANDAS, epilepsia, TOC, deficiência intelectual, TME, TDA/H, esquizofrenia, Síndrome de Landau-kleffner, Síndrome de Rett, Síndrome do X-Frágil e Síndrome de Tourette Exames Laboratoriais Solicitação e interpretação detalhada de exames laboratoriais iniciais, secundários e de imagem de acordo com a clínica e sequência otimizada. Hemograma, Homocisteína, Insulina, Hepatograma, Ferritina, Cinética do Ferro, VHS, Lipidograma, FAN, Fator Reumatóide, IgA total, IgA tTG, IgG DGP, TNF-a, IL6, - Proteína C reativa, ACTH, ADH, Cortisol, Zinco, Cálcio, Magnésio, Fósforo, Selênio, Cobre, Vitaminas A, E , C, B12, B6, Ácido Fólico, 25(OH) Hidroxivitamina D, 1,25(OH) Hidroxivitamina D, Aldolase, Calprotectina, Acilcarnitinas, Lactato, Piruvato, dentre outros. Exames especiais: Mineralograma capilar, polimorfismo genético, sensibilidade alimentar, exames salivares, coprológico funcional, ácidos orgânicos, ressonância magnética do crânio com espectroscopia de prótons, VEEG, PSG, Cromatografia de Aminoácidos, Swab de orofaringe, dentre outros. Perfis de Autismos Identificação dos perfis de autismos de acordo com a clínica e leitura dos exames laboratoriais. Perfil Intestinal, Perfil Alérgico (padrão TH2), Perfil Endócrino, Perfil Infeccioso, Perfil Autoimune, Perfil Hipometilador, Perfil Metilador, Perfil Mitocondrial, Perfil Inflamatório e Perfil Sindrômico.
  • MÓDULO 3 - Disfunção Neurogastrointestinal e Intervenções Nutricionais no Autismo
    Fundamentos da Neurogastroenterologia: Compreensão do eixo microbiota - intestino - cérebro e do sistema nervoso entérico. Detalhamento tanto das manifestações neurológicas ocasionadas por distúrbios gastroenterológicos, quanto das manifestações gastroenterológicas resultantes dos distúrbios neurológicos. A relação completa do autismo com o intestino e modulação da microbiota intestinal. Bioquímica e Fisiologia das Intervenções Nutricionais Estudo das necessidades dietéticas dos indivíduos no transtorno do espectro autista e sua relação com sintomas, comportamento e aprendizado. Conceitos gerais de nutrição, fisiologia e bioquímica. Como os nutrientes se relacionam às vias bioquímicas e metabólicas. A atuação do nutricionista na seletividade alimentar. Estratégia Nutricional Individual Conduta, prescrição e manejo de Distúrbios Alimentares, discussão de métodos de anamnese e ferramentas de avaliação inicial. Como identificar alterações nutricionais e apontar fatores de risco ambientais relacionados com a prevalência do TEA. Alergia mediada por IgE, Alergia mediada por IgG, Desordens relacionadas ao Glúten (Doença Celíaca, SGNC, Ataxia glúten induzida, DH, Alergia ao trigo). Leaky Gut e a via da zonulina, caseomorfina e gluteomorfina. Apresentação das principais condutas dietoterápicas individualizadas, dieta cetogênica, anti-fúngica, baixo oxalato, fodmap, rotação / eliminação, body ecólogo, Feingold, Dieta do Carboidrato Específico, Baixa histamina, GAPS.
  • MÓDULO 4 - Guidelines para a Abordagem Individualizada no Transtorno do Espectro Autista
    Guidelines para o Tratamento e Diagnóstico Diferencial: Estratégias da abordagem ortomolecular e integrativa em que todas as comorbidades possam ser tratadas e diagnósticos diferenciais sejam feitos. O que fazer primeiro, o passo a passo para otimizar o tratamento e o prognóstico do paciente. A sequencia ideal de tratamento para evitar erros de conduta, uso desnecessário de medicamentos. Guia de suplementação magistral e importada. Tratamento para os Sintomas do TDAH: Investigação e tratamento dos sintomas relacionados ao transtorno do deficit de atenção e/ou hiperatividade que possam estar relacionados à nutrição (em especial ao consumo de alimentos pró-inflamatórios), distúrbios biológicos, imunológicos e inflamatórios. Substâncias anti-nutricionais e a relação com os sintomas de TDAH. Brain fog e a relação com o glúten. Opções naturais para o TDAH: uso de adaptógenos, fitoterápicos, nutracêuticos, acupuntura, exercício físico com foco na redução da necessidade medicamentosa. Protocolos Especiais no Autismo: Avaliação e base científica de protocolos desenvolvidos para atuação na área nutricional, hormonal, bioquímica, imunológica, neurológica e inflamatória. As possibilidades de aplicações como forma complementar para o tratamento dos diferentes sistemas que podem estar comprometidos no autismo
  • MÓDULO 5 - Orientação de Pesquisa e trabalho de Conclusão de Curso
    Orientação do trabalho de conclusão de curso: Orientação para a elaboração do Trabalho Final do Curso. Validação do problema, objetivo, metodologias e referencial teórico. Apresentação da versão preliminar da estrutura do texto final. Apresentação do Artigo Final, resultado da pesquisa de Conclusão do Curso de Especialização.
Assista uma amostra da qualidade das aulas ONLINE aqui 👇

 Quem é Dra Tielle Machado?

 

Dra Tielle Machado é médica com 12 anos de experiência formada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro e mãe de autista.

É pós-graduada em Nutrologia pela ABRAN e pós-graduada em Adequação Nutricional e Manutenção da Homeostase Endócrina pela Uningá e membra da Medical Academy for Pediatrics Special Needs (MAPS) nos Estados Unidos.

 

Hoje além da prática médica atua como palestrante, pesquisadora e ministra cursos de aperfeiçoamento para centenas de médicos e nutricionistas. Seus treinamentos ensinam a enxergar o autismo além dos sintomas, compreendendo que a bioquímica e a fisiologia humana fazem parte de um emaranhado quebra-cabeça a ser desvendado através dos marcadores biológicos que diferenciam o Transtorno do Espectro Autista das comorbidades associadas a ele.

Depoimento dos Alunos
O que dizem nossos médicos e nutricionistas sobre a nossa Pós-Graduação:
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VAGAS LIMITADAS
Entre para a Lista de Espera da Turma 4!
VANTAGENS DA PÓS-GRADUAÇÃO

1

Certificado reconhecido pelo MEC

2

Aulas de acompanhamento 100% online e ao vivo

3

Suporte online para dúvidas a qualquer momento

4

Vasto embasamento científico e material didático

5

Conteúdo 100% elaborado por especialistas

6

Aulas online gravadas em estúdio

Ao final dessa Pós-Graduação você será capaz de:

✅ Identificar precocemente o autismo em crianças.

Identificar o autismo em adolescentes e adultos.

✅ Diferenciar autismo de outros diagnósticos

e dar o devido tratamento ao seu paciente, otimizando prognóstico.

✅ Ampliar o conceito de intervenções precoce no autismo

e saber quais profissionais incluir na equipe multidisciplinar para otimizar o tratamento do seu paciente.

✅ Realizar a Conduta e manejo do paciente autista e/ou TDAH

com a visão integral, abordando questões bioquímicas, metabólicas, nutricionais, intestinais e imunológicas.

✅ Solicitar e interpretar exames laboratoriais

que auxiliem na identificação de comorbidades associadas ao autismo e/ou TDAH

✅ Identificar e agir frente às diversas comorbidades presentes no autismo,

sabendo diferenciar o que é do autismo e o que não é.

✅ Oferecer ao seu paciente as melhores estratégias

para buscar qualidade de vida e saúde para a pessoa autista e/ou TDAH

Pós-graduação Latu Sensu UniAmérica

Desenvolvida pela Dra Tielle Machado em parceria com a UniAmérica, o primeiro Centro Universitário do Paraná sem fins lucrativos e é considerada pelo MEC uma das instituições de ensino mais inovadoras do país. Com foco exclusivo no aprendizado real dos acadêmicos, o Centro Universitário tem o propósito de ser um ambiente de ensino e aprendizagem que permita gerar oportunidades para as pessoas serem protagonistas da própria evolução, através de processos educacionais inovadores e integrados à comunidade, em prol da transformação social. 

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 DÊ UM SALTO NA SUA CARREIRA E NO SEU CONHECIMENTO CIENTÍFICO!

   A Ciência já provou que a Nutrição e Dietas Especiais Individualizadas melhoram a Saúde, o Aprendizado e o Comportamento das Pessoas com Autismo e Distúrbios Relacionados (veja alguns exemplos abaixo):

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Nutrients publica o protocolo do estudo abrangente de nutrição / dieta em crianças com autismo que foi seguro e eficaz, resultando em: Aumento de 4,5 vezes na idade de desenvolvimento; Aumento do QI em 7 pontos; Redução dos sintomas de autismo; Diminuição do desconforto gastrointestinal; Diminuição da ansiedade e melhora do humor ..."

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Frontiers in Psychiatry publica Revisão Sistemática e Metanálise que aponta a relação da Microbiota Intestinal e Autismo: Pesquisadores identificam diferenças significativas na microbiota de indivíduos autistas, evidenciam a associação entre o TEA e alteração da microbiota e reforçam a importância das pesquisas para um preciso tratamento microbiológico no TEA.

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Nutrients publica nova Revisão Sistemática e Metanálise sobre Autismo e Microbiota Intestinal: Pesquisadores confirmam que autistas apresentam uma maior disbiose intestinal que impacta não apenas nas comorbidades gastrointestinais, mas também na intensidade da sintomatologia autística e sua relação com a severidade dos sintomas do autismo

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European Journal of Pediatrics publica Metanalise evidenciando a associação da Hipersensibilidade alimentar com o TEA: Pesquisadores evidenciam uma associação entre hipersensibilidade alimentar e o Transtorno do Espectro Autista, ressaltando que meninas e indivíduos com menos de 12 anos podem ser mais sensíveis a essa associação.

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Clinical Nutrition ESPEN publica Metanálise mostrando que alimentos podem ajudar ou piorar os sintomas no TDAH: Revisão Sistemática e Metanálise confirma a relação da alimentação com os sintomas de TDA/H, em que alimentos não saudáveis podem piorar os sintomas, enquanto que uma alimentação saudável pode ajudar reduzir os sintomas significativamente.

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Translational Psychiatry publica Revisão Sistemática e Metanálise relacionando marcadores de Estresse Oxidativo com Autismo: Marcadores de Estresse Oxidativo (como altos níveis de homocisteína, cobre, MDA e baixos níveis de glutationa, SAM/SAH e de vitaminas B9, B12, D e E) têm potencial para serem utilizados como marcadores de diagnóstico precoce no TEA

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Journal of Molecular Neuroscience publica Metanálise que relaciona polimorfismos do receptor da Vitamina D e Autismo: Pesquisadores conseguem evidenciar o aumento significativo de risco de autismo em pessoas com o polimorfismo do gene VDR, receptor da Vitamina D.

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BMC Pediatrics publica Metanálise que mostra a relação de autismo com o polimorfismo MTHFR e Vitamina B9: Pesquisadores confirmam que o polimorfismo MTHFR C677T, conhecido por causar aumento de marcadores inflamatórios e diminuição de folato livre no organismo, aumenta o risco de autismo.

APLIQUE TODO ESSE CONHECIMENTO CIENTÍFICO NA SUA PRÁTICA CLÍNICA 

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"Mortalidade intra-hospitalar entre adultos com transtorno do espectro autista nos Estados Unidos: uma análise retrospectiva dos dados de alta hospitalar dos EUA"

COMORBIDADES NÃO TRATADAS SÃO UM GRAVE RISCO

A maioria das comorbidades metabólicas, gastrointestinais e relacionadas à nutrição que se iniciam na infância da criança autista são tratáveis. Entretanto, quando são ignoradas por serem confundidas com sintomas do autismo, estas comorbidades se transformam em doenças crônicas no adulto autista que passam a ter maior chance de morrer prematuramente antes dos 40 anos, acumulando entre 10 a 27 comorbidades (muitas que poderiam ter sido tratadas) no momento da morte.

Através de uma análise retrospectiva de dados de 2004 à 2014 sobre 34,237 autistas, este estudo mostrou que adultos com transtornos do espectro autista que morreram em hospitais tiveram um risco maior de ter entre 10 e 27 comorbidades médicas observadas no momento da morte, incluindo diabetes, hipotireoidismo, artrite reumatóide, doença vascular do colágeno, obesidade, perda de peso, distúrbios de fluidos e eletrólitos, anemias por deficiência e paralisia.

 

A Pós-Graduação em Abordagem Integral no Autismo e TDAH é a primeira e única no Brasil a tratar esse tema ensinando estratégias para prevenção de doenças associadas às comorbidades do autismo e ao uso crônico de medicações desde a primeira infância.

SEJA UM ESPECIALISTA NO AUTISMO E TDAH

F.A.Q.

  • MÓDULO 1 - Base científica, Bioquímica e Fisiopatologia do autismo"
    Visão ampliada do Diagnóstico de Autismo A história do diagnóstico do autismo até os dias de hoje, como fazer o diagnóstico precoce o o que é intervenção precoce. Ferramentas de Diagnóstico, o uso da DSM-V, CID-10 e CID-11. Fatores de risco para o autismo. Diagnóstico de autismo em crianças, adolescentes e adultos. Fisiologia, Bioquímica e as causas do Autismo Sinais e sintomas precoces de autismo, sinais de alerta, os primeiros 1100 dias mais importantes na saúde infantil. Biologia celular, bioquímica e a fisiopatologia do autismo. Genética, epigenética, fatores ambientais, polimorfismos genéticos como MTHFR, MTR, MTRR, CBS, COMT, MAO, VDR, SUOX, estresse oxidativo e processo inflamatório crônico, permeabilidade intestinal, neurotoxicidade x neuroplasticidade. Comorbidades no Autismo Entendendo as comorbidades presentes no autismo com repercussões neurológicos: distúrbios no trato gastrointestinal, esofagite eosinofílica, seletividade alimentar, SIBO, disbiose e doença inflamatória intestinal. Disfunção mitocondrial, distúrbios imunológicos, alergias e sensibilidades alimentares, distúrbios endócrinos, sensoriais e musculoesquelético, doenças infecto-parasitárias e as repercussões na sintomatologia do autismo: ansiedade, transtorno obsessivo compulsivo, depressão, insônia, epilepsia, TDAH, agressividade e auto-agressão
  • MÓDULO 2 - Exames Laboratoriais e Perfis de Autismo
    Plano de Investigação e Diagnóstico Diferencial Direcionando a base de tratamento e evitando erros de conduta através da investigação para doença celíaca, encefalite autoimune, PANS, PANDAS, epilepsia, TOC, deficiência intelectual, TME, TDA/H, esquizofrenia, Síndrome de Landau-kleffner, Síndrome de Rett, Síndrome do X-Frágil e Síndrome de Tourette Exames Laboratoriais Solicitação e interpretação detalhada de exames laboratoriais iniciais, secundários e de imagem de acordo com a clínica e sequência otimizada. Hemograma, Homocisteína, Insulina, Hepatograma, Ferritina, Cinética do Ferro, VHS, Lipidograma, FAN, Fator Reumatóide, IgA total, IgA tTG, IgG DGP, TNF-a, IL6, - Proteína C reativa, ACTH, ADH, Cortisol, Zinco, Cálcio, Magnésio, Fósforo, Selênio, Cobre, Vitaminas A, E , C, B12, B6, Ácido Fólico, 25(OH) Hidroxivitamina D, 1,25(OH) Hidroxivitamina D, Aldolase, Calprotectina, Acilcarnitinas, Lactato, Piruvato, dentre outros. Exames especiais: Mineralograma capilar, polimorfismo genético, sensibilidade alimentar, exames salivares, coprológico funcional, ácidos orgânicos, ressonância magnética do crânio com espectroscopia de prótons, VEEG, PSG, Cromatografia de Aminoácidos, Swab de orofaringe, dentre outros. Perfis de Autismos Identificação dos perfis de autismos de acordo com a clínica e leitura dos exames laboratoriais. Perfil Intestinal, Perfil Alérgico (padrão TH2), Perfil Endócrino, Perfil Infeccioso, Perfil Autoimune, Perfil Hipometilador, Perfil Metilador, Perfil Mitocondrial, Perfil Inflamatório e Perfil Sindrômico.
  • MÓDULO 3 - Disfunção Neurogastrointestinal e Intervenções Nutricionais no Autismo
    Fundamentos da Neurogastroenterologia: Compreensão do eixo microbiota - intestino - cérebro e do sistema nervoso entérico. Detalhamento tanto das manifestações neurológicas ocasionadas por distúrbios gastroenterológicos, quanto das manifestações gastroenterológicas resultantes dos distúrbios neurológicos. A relação completa do autismo com o intestino e modulação da microbiota intestinal. Bioquímica e Fisiologia das Intervenções Nutricionais Estudo das necessidades dietéticas dos indivíduos no transtorno do espectro autista e sua relação com sintomas, comportamento e aprendizado. Conceitos gerais de nutrição, fisiologia e bioquímica. Como os nutrientes se relacionam às vias bioquímicas e metabólicas. A atuação do nutricionista na seletividade alimentar. Estratégia Nutricional Individual Conduta, prescrição e manejo de Distúrbios Alimentares, discussão de métodos de anamnese e ferramentas de avaliação inicial. Como identificar alterações nutricionais e apontar fatores de risco ambientais relacionados com a prevalência do TEA. Alergia mediada por IgE, Alergia mediada por IgG, Desordens relacionadas ao Glúten (Doença Celíaca, SGNC, Ataxia glúten induzida, DH, Alergia ao trigo). Leaky Gut e a via da zonulina, caseomorfina e gluteomorfina. Apresentação das principais condutas dietoterápicas individualizadas, dieta cetogênica, anti-fúngica, baixo oxalato, fodmap, rotação / eliminação, body ecólogo, Feingold, Dieta do Carboidrato Específico, Baixa histamina, GAPS.
  • MÓDULO 4 - Guidelines para a Abordagem Individualizada no Transtorno do Espectro Autista
    Guidelines para o Tratamento e Diagnóstico Diferencial: Estratégias da abordagem ortomolecular e integrativa em que todas as comorbidades possam ser tratadas e diagnósticos diferenciais sejam feitos. O que fazer primeiro, o passo a passo para otimizar o tratamento e o prognóstico do paciente. A sequencia ideal de tratamento para evitar erros de conduta, uso desnecessário de medicamentos. Guia de suplementação magistral e importada. Tratamento para os Sintomas do TDAH: Investigação e tratamento dos sintomas relacionados ao transtorno do deficit de atenção e/ou hiperatividade que possam estar relacionados à nutrição (em especial ao consumo de alimentos pró-inflamatórios), distúrbios biológicos, imunológicos e inflamatórios. Substâncias anti-nutricionais e a relação com os sintomas de TDAH. Brain fog e a relação com o glúten. Opções naturais para o TDAH: uso de adaptógenos, fitoterápicos, nutracêuticos, acupuntura, exercício físico com foco na redução da necessidade medicamentosa. Protocolos Especiais no Autismo: Avaliação e base científica de protocolos desenvolvidos para atuação na área nutricional, hormonal, bioquímica, imunológica, neurológica e inflamatória. As possibilidades de aplicações como forma complementar para o tratamento dos diferentes sistemas que podem estar comprometidos no autismo
  • MÓDULO 5 - Orientação de Pesquisa e trabalho de Conclusão de Curso
    Orientação do trabalho de conclusão de curso: Orientação para a elaboração do Trabalho Final do Curso. Validação do problema, objetivo, metodologias e referencial teórico. Apresentação da versão preliminar da estrutura do texto final. Apresentação do Artigo Final, resultado da pesquisa de Conclusão do Curso de Especialização.
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